sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Avanços no Tratamento da Enxaqueca em 2018


O desenvolvimento e a introdução no mercado dos anticorpos monoclonais contra o CGRP ou contra o seu receptor constituem os avanços mais importantes no tratamento da enxaqueca durante décadas.
Três ensaios clínicos de fase 3, controlados por placebo, aleatorizados e em dupla ocultação, comprovaram a segurança e eficácia desta nova classe de fármacos.
Com base nos perfis positivos de segurança, tolerabilidade e eficácia destes anticorpos monoclonais contra o CGRP (fremanezumabe e galcanezumabe) ou contra o seu receptor (erenumabe) receberam a aprovação para o tratamento preventivo da enxaqueca nos adultos pela US Food and Drug Administration (FDA) e pela European Medicines Agency (EMA). Especificamente a FDA e a EMA aprovaram a injecção subcutânea mensal de 70 e 140 mg de erenumabe; a FDA aprovou a injecção subcutânea de fremanezumabe, 225 mg mensal ou 675 mg trimestral; por fim a FDA aprovou o galcanezumabe na dose mensal de 120 mg.
Estão a decorrer estudos investigando os anticorpos monoclonais contra o CGRP em doentes com cefaleia em salvas, devendo durante o ano de 2019 ser estabelecida a sua eficácia.